Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Bomba de vácuo da GM Veraneio 89 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Elias Alves
MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2016 7:52 pm    Assunto: Bomba de vácuo da GM Veraneio 89 Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 13 de Agosto de 2010
Mensagens: 102
Localização: Joinville-SC

Boa noite

Fazem alguns meses que eu não vinha ao Forum e quero compartilhar uma experiência:

O motor que uso na veraneio, é o maxion HSD 2.5, muito comum nas S-10. Pois bem, há mais ou menos 01 ano atrás, troquei a bomba de vácuo (acoplada atrás do alternador) e por instrução do mecânico, fui numa auto-peças, comprei e foi instalada por ele.

Faz uns 15 dias, comecei a ouvir um ruído estranho, vindo "dali", da direção da dita bomba. Como estava nova, fui em uma oficina de turbina, pois poderia ser a turbina. Após checagem preliminar, foi descartada falha na turbina.

Ao fazer uma viagem de 150 KM de ida, próximo ao local, o freio ficou " encepado", pedal de freio em cima, não baixava quase nadica e freio a 5% do ideal...Chegando de retorno de viagem, levei a veraneio ao mecânico, resultado: a bomba de vácuo estava quebrada. Fui comprar peça nova aqui na cidade ( Joinville-SC) e só encontrei da marca "euro imports" e depois de analisar a peça, constatei que era da mesma marca que eu havia comprado antes. Recusei a peça.

O conjunto original do motor, é marca bosch - alternador e bomba de vácuo. Depois de muito pesquisar, encontrei a bomba original, marca RM (Rafaela Motores) fabricação argentina. Comprei a dita cuja, em Apucarana_PR. Chegando a peça, levei ao mecânico e....não serviu ! O cano de retorno do óleo ficava em lado oposto em relação à bomba anterior e não há espaço físico p/ adaptação por causa da turbina.

Entrei em contato com a loja e eles não tinham outra peça, igual ao modelo que eu precisava.

Em conversa com o mecânico, e ao analisar a bomba quebrada, verifiquei que o furo de centro dela estava abaulado e...resultado: ao quebrar a bomba de vácuo, esta, com o esforço, fez empenar o eixo do alternador original. Minha busca, então mudou: passei a procurar o conjunto alternador-bomba de vácuo...mesmo que fosse usado....e nada de achar.

No mercado livre, têm, da marca " mando" ( ? ) e aqui em Joinville tbém encontrei. O pessoal de Apucarana me ajudou nesta empreitada e localizaram em Londrina, a dita peça original Bosch, comprei.

Barato, não é: custou R$ 1820,00 já com frete. Devolvi a bomba de vácuo que havia comprado e eles abateram do preço do conjunto; A peça nova chegou ontem, foi rapidamente instalada, ficou ótimo de novo e sem o barulho de antes.

Faço este "breve" relato, a fim de orientar os colegas sobre este problema. O vendedor daqui, me orientou a não comprar peça da marca "euro imports", especialmente esta bomba citada, pois faz jus ao nome...bomba que não duram um ano.

O alternador que estava em uso, era o original do motor, marca Bosch ano 2004, por isso optei por trocar tudo.

_________________
Descobrindo o horizonte depois da curva.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB