Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Próximo
 Como trocar embreagem/retentor eixo piloto em casa? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Sekiya
MensagemEnviada: Qui Mar 10, 2016 8:11 pm    Assunto: Como trocar embreagem/retentor eixo piloto em casa? Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Amigos,

Estou tentado a baixar o câmbio e trocar o retentor do eixo piloto que acredito que esteja deixando vazar óleo (o platô tem manchas de óleo escorrido) e verificar também a embreagem e a bucha do eixo piloto (pois estou achando que os trancos que sinto ao arrancar seja na embreagem).

O motor é o 4.1 250 a gasolina e o câmbio um Clark 2215A.

Já pesquisei as peças tal como: (Alguma recomendação de outras marcas?)

- Kit Embreagem: LUK 628220200 ou Sachs 6294
- Retentor Eixo Piloto Clark: Original 93209062 ou Sabó 02385BA (01536BA)
- Bucha Eixo Piloto: MWM 70050008 ou Flaus 702213
- Garfo de Embreagem: IMA AL-107


Então, queria discutir um pouco de como proceder o serviço em casa e quais ferramentas precisaria.
1) Precisa de torquímetro?
2) Precisa de pino centralizador de disco?
3) Macaco garrafa e jacarezinho dão conta?

Quanto ao serviço:

4) Vejo que o parafuso interno inferior que fixa o câmbio na caixa seca não tem espaço pra entrar um soquete para soltá-lo e na chave fica ruim por causa da presença de uma travessa fixa. Qual a melhor solução?
5) Para soltar a caixa seca é preciso soltar o motor de arranque? É muito complicado tirar a caixa seca devido ao tamanho e peso?
6) Para soltar o volante do motor tem algum macete? Ele solta fácil do virabrequim? Quanto ao peso é tranquilo manuseá-lo?
7) Para trocar a bucha do eixo piloto no virabrequim é fácil?
8) Como trocar o retentor do eixo piloto? Só tirar a moringa e trocar?

Quanto a troca de embreagem:

9) Qualquer retífica normalmente faz a plaina do volante na pedra? Ou tenho que procurar um lugar específico para o serviço?
10) Para a montagem, aquele esquema de usar a prensa no platô com um calço nas molas é recomendado ou há riscos de deformar o platô apertando aos poucos?
11) Como identificar um garfo de embreagem gasto no caso das Série 20?
12) Vale a pena mexer no retentor do virabrequim?? Com certeza vaza, mas trocando resolve ou corro o risco de continuar vazando?

Desculpem a bíblia, mas gostaria de discutir bem o assunto antes de encarar o serviço e comprar as peças.

_________________
Abraços
Eduardo


Editado pela última vez por Sekiya em Sáb Mar 12, 2016 8:17 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ewerton
MensagemEnviada: Qui Mar 10, 2016 9:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Tenho que fazer a mesma coisa. Pra descer a caixa penso em por rodas em um macaco convencional, daqueles sanfonados e um suporte que acople no câmbio.

O volante é pesado mas o pior é a posição de trabalho. Não dá pra mandar plainar em qualquer lugar, qualquer coisa fora dos conforme já era. Pessoal dai deve passar algum lugar confiável.

Tem que ver se já não compensa trocar a cremalheira também. Depende do estado dela.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Mar 10, 2016 10:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Vamos por partes:

1- Eu nunca usei torquímetro, na época eu nem tinha um.
2- Eu tenho um primário cortado, mas se não tiver o pino guia, deixa o plato frouxo, engata uma marcha na caixa, tenta pescar o disco de embreagem e vai colocando ea caixa em direção ao motor, vai balançando a caixa até ela ela encontrar o seu alojamento, depois vai girando o volante do motor pela cremalheira e aperta os parafusos do plato.
3- Tranquilo.
4- Os dois parafusos de cima você vai ter de tirar aquele tampão que fica sobre a caixa de marchas no tunel, só consigo tirar estes parafusos por cima e de dentro do carro, mas de qualquer forma, você vai precisar tira este tampão, pois precisa ter com chegar a caixa para trás, tem de soltar a travessa traseira do calço, deixa ela corre por dentro das longarinas, ai só precisa apoiar o focinho dela, enquanto troca a embreagem, mas ainda em tempo, vai trocar o retentor do eixo piloto, ai você, baixa a caixa, tira os 4 parafusos que ficam na frente da caixa em volta do eixo piloto, a tampa sai e o retentor fica alojado nela, troca o retentos e re coloca a tampa, tomando cuidaod para não machucar a borda do retentor novo.
6- Para que tirar a caixa seca, só precisa tirar o cárter seco. o plato e o disco saem por baixo, e são colocados de volta da mesma forma.
7- Para soltar o volante, tem de travar a cremalheira contra a capa seca, ai você solta com uma chave 19 mm (perkins). O do perkins pesa pkct, quase me rasguei para arriar e para colocar teive de pedir ajuda, pode ser o do seu você consiga colocar sózinho se rasgando.
8- a bucha eu nem lembro se já troquei, mas acho que sai fácil e coloca fácil também, acho que ela não fica prensada.
9- Respondido na 5.
10- Acredito que qualquer uma faça, pois a pedra é a mesma para o cabeçote, pelo menos na que fui ver era assim.
11- Nunca usei este esquema, em nenhuma das trocas de embreagem que fiz.
12- Use kit de embreagem luk.
13- As pontas que pegam no colar de embreagem vão apresentar desgaste, mas essa peça é de um aço bem duro, avalie a folga dentro da cava do rolamento novo.
14- O retentor do vira se estiver vazando troca se estiver seco nem mexe.

Prepare o seu traje de mineiro de carvão, tome um café reforçado, pois é trabalho sujo e que faz força.
Tó com o kit de embreagem e o volante do motor até hoje esperando para trocar o do maxion, vou esperar a embreagem que esta lá, acabar, nem ponho a mão antes disso.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Fernando furini
MensagemEnviada: Sáb Mar 12, 2016 8:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Cara, torquímetro se deve usar em praticamente todos os parafusos de um veículo. Mas alguém usa? Só pro cabeçote. Eu usaria, lembre que o volante do motor se resolver "ir passear", vai sair voando pelo capô e despedaçando quem ou o quê estiver na frente. É caro comprar um, tenta pegar emprestado. É raro acontecer, mas sei lá... E veja também pelo outro lado, além de estar fixando as coisas adequadamente (nem dando desgaste e nem vibrando), se algum problema aparecer você pode de cara descartar erro no aperto.
Retentor do virabrequim eu trocaria sem nem pensar. O 250 já é vazador por ali, vai ter todo o serviço de tirar o câmbio e não trocar, daí 6 meses depois você vê que ele começa a vazar e fica puto porque não trocou aquela porcaria de umas dezenas de reais quando teve a oportunidade e pensando no puta trabalho que tem pra trocá-lo.

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Mar 12, 2016 8:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

@Ewerton

A cremalheira eu acho que está boa. Quando abri a tampa da caixa seca, deu pra ver que os dentes estão bons.

Essa idéia do macaco com rodas é uma boa Ewerton! Tenho uns rodízios aqui e acho que vai servir. Ou vou usar o macaco do carro mesmo ou fazer um suporte pro jacarezinho.

@Cesar

Obrigado pelos esclarecimentos Cesar!

Pensei em tirar a caixa seca pois assim daria para trabalhar melhor. Em um tópico do Cursino, perguntei mais ou menos como ele fez e o mesmo relatou o seu procedimento. Já o Salles falou que achava melhor retirar a caixa. Como é a primeira vez que faço, queria ter uma idéia visual de todos os componentes.

Quanto ao procedimento do platô na prensa, o amigo que fez a troca em casa da Blazer 2.2 e fez um vídeo, relatou que fez assim. Eu já vi outros relatos de usar esse método, mas em carros pequenos. Dizem que evita empenar o platô na montagem, mas não sei. Tenho minhas dúvidas.

@Fernando Furini

O torquimetro eu tenho um de 20-100nm. Perguntei porque não tenho visto nenhuma tabela quanto ao aperto dos parafusos do volante do motor e da fixação do câmbio. Vi relatos de usar cerca de 100nm, mas não sei se é isso mesmo.

Já no câmbio tem uma tabelinha no manual do Clark 2205. E a embreagem parece que dependo do tamanho do parafuso é um torque.

Quanto ao retentor, eu fiquei na dúvida pois já li relatos de troca e devido ao desgaste do colo do vira ou por folga longitudinal o retentor começa a vazar novamente. Mas de qualquer forma, to vendo que é melhor pelo menos ter a peça nas mãos.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Sáb Mar 12, 2016 9:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Com relação ao aperto dos parafusos do volante do motor, no meu caso específico, o perkins tem uma arruela recortada, que depois de apertar os parafusos, você vira uma orelha que trava o parafuso.
Dos tempos da D-10, que foi a primeira que tive de tirar o volante, para trocar o retentor daquela capela, nunca usei torquímetro, na época eu nem tinha, hoje eu tenho, mas na unica oportunidade de usar ele, eu preferi usar o do Machado, que era mais qualificado.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2016 10:36 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

O macaco eu tenho é um antigo que quero fazer uma base de uns 40 x 40 com rodas e um suporte pra caixa, tudo parafusado pra evitar de cair tudo. O hidráulico deve ser ruim de ajustar a altura na hora de montar novamente.


Tenho um desse. Paguei uns 10 cruzado no fv.
http://www.extra.com.br/Ferramentas/FerramentasManuais/DiversasFerramentasManuais/Macaco-Sanfona-Tijolinho-Luxcar-8154-800Kg-225445.html?gclid=CPiDz__ivcsCFYIGkQodg6QBVA&utm_medium=cpc&utm_source=gp_pla&s_kwcid=AL!

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2016 12:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

tem perkins tb sem trava Cesar, os meus são e não uso torquimetro pra apertar, travo e aperta até onde for, porem em 2 contrapostos monto com trava rosca
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
adalberto
MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2016 6:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Ewerton acho que é menos trabalho e não é tão caro


_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fernando furini
MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2016 6:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Volante é 75 a 95 Nm.
Câmbio 68 a 75 Nm.

Faz o download: http://www.picapesgm.com.br/arquivos/manutencao-utilitarios-caminhoes-10-20-60-70.zip

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2016 7:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Adalberto. Acho que a base dele é muito estreita e o câmbio é bem pesado. Pode ser que tombe fácil, além de ser ruim de controlar a altura quando quer que desça. Se não me engano joguei fora um sarnento desse a alguns dias. Comprei 0 na época e ele se borrava pra erguer uma roda dianteira de uma Parati.
_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2016 7:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

A melhor forma de mexer com o cambio, é passar uma corda ou cinta de carga, e com ajuda, de outra pessoa, por dentro do carro vai guiando o cambio para não tombar, se soltar os parafusos da travessa é só correr ele pra trás e apoiar a frente, se for descer, solta o calço da travessa, coloca o macaco em baixo, quem estiver segurando a corda só tem de fazer força na hora de suspender um pouco para tirar o macaco e deixar o cambio no chão. Arriar ele sozinho é osso.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2016 11:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Fernando furini escreveu:
Volante é 75 a 95 Nm.
Câmbio 68 a 75 Nm.

Faz o download: http://www.picapesgm.com.br/arquivos/manutencao-utilitarios-caminhoes-10-20-60-70.zip


Obrigado Furini! Eu já havia baixado, mas por desatenção minha, não vi que os dados estavam lá. Rolling Eyes

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2016 11:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Os câmbios de diesel são bem maiores que o "mandioquinha"... hehe
Acho que não vou sofrer tanto com os 40kg divulgados. Mas já estou pensando num "berço" de madeira mesmo só pra estabilizar melhor na hora de descer e subir.

Uma coisa que gostaria de perguntar:

O pai da namorada do meu irmão tem uma retífica e falou que dá um passe no volante do motor no torno comum mesmo. Não sei bem o procedimento que ele faz, mas fica bom??

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ewerton
MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2016 11:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Não é o peso. O problema é que fica desajeitado, ai vc tem que alinhar o câmbio e girar o eixo pras estrias se encontrarem.
_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 9
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB