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 Engesa 4x4 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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Fernando furini
MensagemEnviada: Dom Out 04, 2015 3:14 am    Assunto: Engesa 4x4 Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
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Localização: Tenente Portela - RS

O Salles sempre fala que fica bastante alta e instável, eu resolvi catar umas fotos pra ver se pode dar certo uma das coisas que eu pensei.



Os jumelos não podem ser presos diretamente no chassi?
Na dianteira é só impressão ou as molas também estão apoiadas em calços?



Se colocar as molas ao lado do chassi o pneu encosta nela nas curvas?

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Fernando Furini
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Petrus Veldt
MensagemEnviada: Dom Out 04, 2015 10:56 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6750
Localização: Interior - SP

Pra mim tem muita mola aí na frente, F250 q usa o mesmo sistema tem 2 lâminas só.
Uma barra estabilizadora ajudaria tbm, mas não sei a complexidade de adaptar

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César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Out 04, 2015 12:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10056
Localização: Rio de Janeiro

A concepção original do engesa, tinha a intenção de atender primeiramente o uso militar, desta forma, normalmente as características tais como tamanho capacidade de carga, altura livre do solo, angulo de ataque, combustível, etc.... Desta forma as empresas que participam deste tipo de licitação, apresentam seus protótipos, que a principio atendem as características solicitadas.
Normalmente tem um valor de compra pré estabelecido, e os protótipos são criados dentro de um orçamento, e na maioria das vezes estas empresas recorrem a itens que já estejam sendo utilizados no mercado, só um exemplo, aquela curva do chassi em que o jumelo esta soldado, é muito semelhante ao da linha GM 10\20, desta forma eles pegam estas peças "comuns no mercado", e adaptam para atender o que foi pedido, e claro da forma mais barata possível.
O uso civil destes carros, são considerados como efeito colateral então a estabilidade neste caso específico, fica em segundo plano, pois veículos militares em uso oficial, obedecem normas de condução, como por exemplo velocidade máxima de uso não pode ser alta de forma nenhuma, no resumo, o carro devagar é bem estável.
Acredito que várias modificações possam ser feitas para melhorar um pouco, mas não acredito que vá tornar o veículo capaz de fazer coisas muito distantes da concepção original.
Só um exemplo, o sistema de suspensão por feixes de mola, já é por si só um fator limitante, que no caso de veículos com estas características, já de cara, pediria uma suspensão independente em cada roda.
Esta é minha opinião em relação ao assunto.

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sallespickup01
MensagemEnviada: Dom Out 04, 2015 12:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
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estabilidade num carro com feixes de mola tão curtos duros e altos, não combina, pra vcs terem ideia, atraz vai um calso de quase 20 cm, com um centro de gravidade assim tão alto, não tem como
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Petrus Veldt
MensagemEnviada: Dom Out 04, 2015 1:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
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A F250 até q tinha uma estabilidade razoável, melhor que a Hilux por exemplo.
Mas era mais comprida, e fui desenvolvida já pra uso civil.

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Fernando furini
MensagemEnviada: Dom Out 04, 2015 6:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
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Eu também acho que ali tem mola demais... Eu iria diminuindo até ver como fica.
Já vi nos EUA o pessoal trocando o feixe por molas helicoidais, não é muito difícil. Mas basicamente o que me deixa curioso é a altura, se poderia ficar o mais perto da original possível e quais são os pontos críticos, se é o eixo batendo no chassi ou o diferencial no cárter.
Aliás, até hoje eu não sei qual a diferença no chassi da D20 4x4 original pra comum, pra saber se não dá pra transformar qualquer uma em 4x4. Pra mim o sistema original era bem legal, tinha diferencial preso no quadro e aparentemente bem robusto. Nos EUA existe kit pronto desses pra vender... Sad

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sallespickup01
MensagemEnviada: Dom Out 04, 2015 7:01 pm    Assunto: Responder com Citação



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as curvas da dita original, que na verdade é um Kit ZF são bem diferentes, alem do uso do diferencial com bola do lado contrario do engesa, tudo pra não dar pra usar peças de um no outro
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Fernando furini
MensagemEnviada: Dom Out 04, 2015 7:44 pm    Assunto: Responder com Citação



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As curvas do chassi você diz?
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MensagemEnviada: Dom Out 04, 2015 8:31 pm    Assunto: Responder com Citação



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sim a frente é diferente
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Cursino
MensagemEnviada: Seg Out 05, 2015 11:27 am    Assunto: Responder com Citação



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Sempre sonho com uma GB com eixos de ram ou 250... Daí acordo e vejo que é mais barato comprar uma Ram.
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Fernando furini
MensagemEnviada: Ter Out 06, 2015 6:30 pm    Assunto: Responder com Citação



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Pelo 4x4 ou pela imponência?
Não sei se eu voltei pra realidade, se tô velho e chato ou é só cansaço, um tempo atrás eu entrava em fóruns gringos e só saía de lá quando descobria o que queria. Quero dizer que é bastante provável que nos EUA exista kit similar ao Engesa, só que atualizado, pra uso nas Chevy Full Size que poderiam servir pra gente. Porém, importar um quadro de suspensão inteiro com o dólar a 4 reais, vai custar o PIB do paraguai...

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Fernando furini
MensagemEnviada: Sáb Out 10, 2015 7:18 pm    Assunto: Responder com Citação



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Boas fotos da caixa de transferência:








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sallespickup01
MensagemEnviada: Dom Out 11, 2015 1:02 am    Assunto: Responder com Citação



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essa é a sem reduzida...
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