Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Tacometro e Velocimetro originais Bonanza c /motor MWM 6 cil « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
V8
MensagemEnviada: Sáb Mar 18, 2006 12:20 pm    Assunto: Tacometro e Velocimetro originais Bonanza c /motor MWM 6 cil Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 5 de Novembro de 2005
Mensagens: 32
Localização: Rio de Janeiro

Pessoal,

Estou precisando de uma ajuda... (na verdade duas...)

Eh o seguinte:
A minha Bonanza Sulam Topeka possui aqueles instrumentos do painel em fundo Branco... ela tinha o motor Original 6cil 4.1 a gasolina e os instrumentos respectivos para o mesmo...

Depois ela foi adaptada para Diesel, motor da F250 MWM 6cil Tb intercooler e o cambio ZF (com a saida para o velocimetro pelo sensor eletronico)... e 4x4 sistema da Engesa... Porem o Velocimetro e o Tacometro nao estao funcionando pois eram os originais...

A minha pergunta eh a seguinte:
1- Se eu simplesmente puxar o cabo do alternador para o tacometro as RPM serao marcadas corretamente? Qual o regime desse motor? Alguem tem um grafico de faixa de torque e potencia X RPM? Poderei aproveitar esse Instrumento original?

2- O velocimetro que originalmente usava o cabo mecanico, pode ser adaptado para o uso do cabo do sensor Eletronico de Pulso do Cambio ZF? Se nao... poderia ser adaptado de alguma outra forma para que eu pudesse usar o original? Alguem teria alguma sugestao com relação a essa adptação? Pensei em usar sensores e cabos do Totem ou Compass mas nao sei se o velocimetro aceitaria...

Pesquisei em alguns topicos e nao encontrei nada sobre essa adaptação... se alguem ja falou sobre isso, me desculpe por perguntar novamente.

Um abraço,
Flavio
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Dom Abr 16, 2006 11:47 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Eu acredito que o tacômetro não funcionará com a simples ligação. Se funcionar, talvez ele não marque a rotação exata. Melhor seria transplantar um tacômetro de Silverado ou F250 e fazer um novo "fundo" com a devida escala. Serviço para quem entende...

O caso do velocímetro é mais complexo. O ideal era achar um câmbio para D-20 e trocar com o seu. Ficaria mais simples. O amigo Garmim estava procurando um ZF e teve a mesma dúvida sua. Neste tópico: http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=1244

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Abr 17, 2006 1:16 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Realmente o Tacometro nao vai marcar corretamente pois originalmente ele é voltado a motor a gasolina no seu caso, e trocando pelo tacometro do motor diesel ele possui escala diferente do que o motor MWM precisa pois este é um HSD que chega a maiores rotações que o S4 usado originalmente na linha 20
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
V8
MensagemEnviada: Seg Abr 17, 2006 7:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 5 de Novembro de 2005
Mensagens: 32
Localização: Rio de Janeiro

Obrigado Sekiya e Anderson...

Eh o esforço em se tentar manter o painel original esta se tornando inviavel.

Pensei que talvez pelo motor a gasolina 6cil 4.1 ter um regime de rotação semelhante ao do MWM TCA 6.07 (segundo me falaram) que ia ser simples...

Talvez o enxerto do painel completo seja o mais simples entao... o problema vai ser achar um painel desses de F250 em conta, ver se cabe e adaptar...

Um abraço,
Flavio
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Abr 17, 2006 11:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Quando adapta-se sempre tem esses inconvenientes...

Eu também achava que seria fácil o problema do tacômetro, mas deve ter diferenças na leitura dos pulsos e testar por testar, ás vezes você acaba estragando até o tacômetro original. Melhor nem arriscar.

O negócio é pesquisar e comprar. Depois ver as formas de adaptação.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Abr 17, 2006 11:22 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

V8 será que não dá pra enxertar apenas os instrumentos ? Digo coloca a parte traseira deles no painel da sua Bonanza deixando os ponteiros e mostradores originais ?
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Abr 17, 2006 11:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Melhor fazer isso Andreson...
Eu acho que daria sim. O problema é encontrar pessoas dispostas a tal empreitada.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Abr 17, 2006 11:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Pois é Sekiya, nesse caso acho que seria melhor o famoso DIY que a muito tempo nós que gostamos desses veiculos nos casos de detalhes como estes temos que apelar. Compraria a parte de tras e adaptaria em casa mesmo
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Abr 17, 2006 11:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

É o jeito... e mãos a obra!
_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
V8
MensagemEnviada: Ter Abr 18, 2006 6:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 5 de Novembro de 2005
Mensagens: 32
Localização: Rio de Janeiro

Eh Anderson... eh o jeito mesmo...

Falei com um amigo meu em SP que tem uma Bonanza com o MWM da Silverado e ele adaptou a parte traseira do velocimetro e outros instrumentos da Silverado... falou que gastou R$1000,00... achei puxado esse preço ne!?

Um abraço,
Flavio
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Abr 18, 2006 6:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Beeeeeem puxado...

O exerto do tacômetro poderia ser usado um modelo universal que receba pulsos do motor (alternador) do MWM. Ficaria mais barato acredito eu.

De qualquer forma é um dinheiro bem investido. Nada como ver o painel funcionando como original.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
V8
MensagemEnviada: Ter Abr 18, 2006 8:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 5 de Novembro de 2005
Mensagens: 32
Localização: Rio de Janeiro

Com certeza Sekiya...

Nada como ter um motorzão desses e ver o painel original funcionando...

Valeu pela dica... vou procurar saber os modelos que eu poderia usar.

Um abraço,
Flavio
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB