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 Tratamento interno da carroceria das GM Veraneio e bonanzas « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Elias Alves
MensagemEnviada: Sex Mai 22, 2015 1:40 pm    Assunto: Tratamento interno da carroceria das GM Veraneio e bonanzas Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 13 de Agosto de 2010
Mensagens: 102
Localização: Joinville-SC

Surgiram alguns pontos de ferrugem, isolados, na carroceria da veraneio 1989; O problema concentrou-se nas laterais, logo atrás das rodas traseiras e nos cantos internos inferiores de duas portas.

Inspecionando a carroceria, sem a forração, olhando-se a partir do portas-malas aberto, é possível visualizar-se 03 tampas, ( logo abaixo do vidro fixo-lateral) de cada lado da carroceria, entre o final da lateral e as portas traseiras laterais;

Retirei as tais tampas (são rebitadas) e pude constatar fragilidade de tratamento anti-corrosão, destas partes, por parte da montadora. Estou pulverizando anti-ferrugem e graxa anti-ruste nestas partes internas e em todas as áreas que consigo acessar (interior das portas, tampa traseira...);

Quem possuir estes carros, pode seguir estas dicas, pois vai economizar dor de cabeça e com o latoeiro, no futuro.


Elias

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Sekiya
MensagemEnviada: Sex Mai 22, 2015 8:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Esse na parte traseira da Veraneio eu já gastei com funilaria!

Nas duas laterais inferiores tive que mandar refazer pois já haviam furos na lata. Foi cortado e soldado chapas novas. Outro ponto crítico foi a ponta traseira, logo abaixo da lanterna traseira: em um dos lados havia muita terra pois o furo dreno entupiu. Resultado: a lata corroeu toda e tive que refazer também.

Outro ponto que tive que refazer foi na caixa de estepe. Bem no fundo, onde se encaixa o macaco hidráulico.

Nas portas, não tive problemas pois como o primeiro dono era uma empresa, provavelmente os mecânicos, já sabendo dessa deficiência de tratamento das chapas aplicaram anti-rust na parte de baixo da porta.

De qualquer forma, problemas com ferrugem é de série nestas picapes. O negócio é ir achando e arrumando aos poucos!

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Abraços
Eduardo
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Elias Alves
MensagemEnviada: Sex Mai 22, 2015 9:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 13 de Agosto de 2010
Mensagens: 102
Localização: Joinville-SC

Sekya

Uma das primeiras coisas que eu fiz, qdo comprei a veraneio, foi limpar toda a superfície inferior dela, chassi e etc...e pulverizar tudo. Continuando a saga, fui procurando com a uma pequena chave de fenda, os locais onde possivelmente poderia ser um dreno na carroceria, na parte traseira...eles existem;

Um deles estava entupido de barro; Após limpar, derramei anti-ferrugem logo acima do dreno, por dentro, até sair pelo dreno, depois disso fiz o mesmo processo, com óleo de motor, usado; Toda a carroceria, do meio p/ trás está "besuntada" , na parte de baixo da carroceria e na parte interna, com graxa anti-ruste, passada à pincel, em casa;

Faça um teste, deite-se debaixo da carroceria, na parte traseira e olhe p/ cima: Nos cantos, há aberturas ocas, onde acumula barro e pode oxidar tudo; Limpei tudo e engraxei também, nestes locais, com pistola....é um saco mas o resultado final fica bom;

A graxa anti-ruste, seca em poucas horas e então aplico camadas sucessivas, isto imuniza a lata e nem permite que a sujeira se fixe;

Pra ajudar, coloquei apara barros nas 4 rodas, isto sim, evita que a sujeira se fixe nos locais onde falei e protege muito;

Todas as borrachas de todas as portas devem serem retiradas, a cada dois anos, para inspeção; Já localizei pequenos pontos de ferrugem, com este método, tratáveis em casa, sem problema maior.

Não confiem no trabalho dos latoeiros/lanterneiros: eles soldam, lixam e pintam seu carro, mas é só isso....

Se quiseres imunização da lata, por dentro da estrutura e.....especialmente onde foi mexido, soldado, etc...faça voce mesmo, para ter certeza, senão....no máximo em 3 anos precisa refazer os pontos de ferrugem, pintura, carro parado...etc;

Estas dicas valem para as Bonanzas, Passo Fino, Andaluz e as demais que tiverem carroceria fechada;


Elias

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Clenisonbe
MensagemEnviada: Ter Mai 26, 2015 12:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 4 de Julho de 2012
Mensagens: 1157
Localização: Pilão Arcado - Bahia

Elias Alves, qual foi a graxa anti-rust que vc usou? onde encontrou?
Abraços

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Até aqui, nos ajudou o Senhor.
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Elias Alves
MensagemEnviada: Ter Mai 26, 2015 3:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 13 de Agosto de 2010
Mensagens: 102
Localização: Joinville-SC

Não sei te informar agora, de que marca é esta graxa especial, mas a comprei na loja de tinta automotiva chamada Menegoto Tintas, aqui em Joinville-SC; Vou daqui ha pouco na oficina e tiro umas fotos, da veraneio e da geral que estou dando nela.

Retirei todos os vidros fixos e para minha surpresa, não foi encontrado nenhum sinal de ferrugem debaixo das borrachas; Antes de remontar estas partes, é fundamental passar anti-ruste nas partes da lateria, onde as borrachas dos vidros vão encaixar, pois isto impedirá o contato e acúmulo de águas nestes locais.

Só para a parte interna, já comprei 05 litros de anti-ruste para pulverizar na aplicação na lateria, nas portas, laterais, colunas, túneis das lanternas traseiras, alojamento dos faróis, etc... provavelmente irá sobrar alguma coisa, mas se não chegar, vou providenciar mais. O que importa é ficarem bem protegidas estas partes.

Elias

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Elias Alves
MensagemEnviada: Sáb Mai 30, 2015 9:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 13 de Agosto de 2010
Mensagens: 102
Localização: Joinville-SC

Não consigo adicionar fotos dos produtos, mas anotei o nome deles. Basta pesquisar no "Dr" Google que encontras estes produtos e as fotos - Anti-Rusti - fabricante: Alchen Química - RS (Rio Grande do Sul);

PCF (convertedor de ferrugem) fabricante - Quimatic - Baueri - SP;

As faixas decorativas, comprei na Decalline, em SP. Eles te mandam via correio, se precisares, entra no site e escolha a faixa, pelo ano/modelo de seu carro.

Elias

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Dom Jun 07, 2015 1:38 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Realmente esses carros de série tem vários pontos de corrosão um deles é na parte externa da porta principalmente das que possuem os frisos/borrachoes, devido a parte interior inferior da porta ser arredondada e a exterior em ângulos quase retos, forma se uma fresta própicia a ao acumulo de terra e umidade que logo resulta em oxidação, e daí pra frente complica pois quando se faz o serviço sempre acaba ficando ondulado por mais caprichoso que seja o funileiro.
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adalberto
MensagemEnviada: Dom Jun 07, 2015 12:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7416
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Reparo que em muitos carros existem furos de saida da agua na parte de baixo das portas mas as montadoras tampam esse furo com borrachas bem maleaveis mas com o tempo essa maleabilidade se torna uma grande rigidez pelo ressecamento da borracha e ai o bicho pega pois vai acumulando poeira, entope o furo, acumula agua e o mardito ferrugem aparece. Sempre que lavo carros tiro essas porcarias e deixo o furo aberto, sendo que as vezes saem uns litrinhos de agua da porta quando tiro a borracha.
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Adalberto
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