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 Trinca no chassis « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
madacki
MensagemEnviada: Sáb Mar 13, 2004 1:57 am    Assunto: Trinca no chassis Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 13 de Março de 2004
Mensagens: 38
Localização: Botucatu SP

Ola gostaria de saber se e comum entre as caminhonetes D20 surgirem trincas perto da caixa de direçao no chassis .E qual a soluçao a tomar nesses casos . Aquardo resposta OK [/b]
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Mar 13, 2004 4:40 am    Assunto: Trinca no chassi Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

A trinca é perto da caixa de direção ou exatamente na parte de fixação da caixa de direção?
Normalmente o chassi trinca na região da fixação da caixa, isto ocorre com modelos até 92, 93 em diante não vi nenhum, por forçar muito a direção com veiculo parado.
Normalmente pode ser resolvido com a colocação de uma chapa de 5/16 a 3/8, por dentro do chassi, precisa cortar conforme formato, com ums 400 mm de comprimento, fixar alem dos parafusos da propria caixa de direção mais dois na extremidades da chapa.
Com este reforço, não há necessidade de solda.

Abraços

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Mar 15, 2004 7:19 am    Assunto: Re: Trinca no chassi Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Em outra D-20 que meu pai possuiu até 1998 ela trincou o chassi perto dos calços do motor ele mandou soldar umas chapas como o kiko falou, e ficou bom ainda passamos 1 ano com ela e nao apresentou problemas?
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PauloRS
MensagemEnviada: Qua Jan 24, 2007 2:00 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Pessoal,

Minha D20 também tinha uma trinca na longarina entre os dois parafusos inferiores da caixa de direção, soldada que reapareceu, e outra, junto ao parafuso superior da 1ª travessa. Finalmente, no último sábado, depois de muitas idas e vindas, consegui um profissional para finalizar o serviço. O reforço de chapa 3/8 aço 1020 já estava preparado e eu mesmo ia parafusá-lo, mas argumentaram-me que isso só iria transferir o problema. Então resolvi soldá-lo com MIG num trabalho que durou 3 horas. Sumiram assim, uma velha preocupação e um ruído surdo irritante em pisos irregualares.

Um abraço

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Paulo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Jan 24, 2007 5:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Na area da cx de direção, só a colocação da chapa resolve o problema (definitivamente), só que tem que seu parafusado com 2 parafusos a mais nas extremidades.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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peembaixo
MensagemEnviada: Qua Jan 24, 2007 2:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

Um lugar aonde aparece muitas trincas na longarina é aonde se fixa o quadro da suspensão e por sua vez, quebra junto o suporte da bandeja superior. Acabei com esse problema com uma solução drástica, pois não aguentava mais soldar e reforçar a longarina. Não adiantava, sempre quebrava denovo. Aí soldamos o quadro na longarina direto. Ficou exelente. Nunca mais quebrou e acabou com qualquer barulho que não seja de buchas de borrachas gastas que havia no carro.
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George Pessoa
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Jan 24, 2007 9:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

a trinca no chassi perto da caixa de direção apareceu uma vez na barca. Soldou e tá ok.

Já nas longarinas, somente uma vez tive que mexer ali onde a canga vai aparafusada, mas creio que foi por mau uso, já que foi de um lado só e depois não tive mais problemas.M as em C-10 que tem um uso mais severo é comum aparecer este tipo de problema.

[]'s

Thales

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PauloRS
MensagemEnviada: Qui Jan 25, 2007 5:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Kiko (e demais),

A minha intenção era fazer como você já havia sugerido: apenas aparafusar o reforço. No entanto, disseram-me que ele deveria ficar muito firme à longarina e que os parafusos trabalhariam, forçariam mais os furos dos parafusos e/ou "estouraria" em outro ponto ("transferiria o problema"). Mesmo eu argumentando que estava colocando mais 2 a 3 parafusos, aproveitando os furos existentes, disseram que isso iria acontecer. Na dúvida, achei melhor soldar. Só não gostei de colocar parafusos maiores com dureza 8.8 e não 10.9 originais, pois não os achei.

Abraço,

Paulo

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qui Jan 25, 2007 10:29 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
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Aqui alguns soldam uma chapa na tranversal, por dentro da longarina. Dizem que soluciona.

[]'s

Thales

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Jan 25, 2007 12:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Mas é uma despeza desnecessária, eu andei muitos anos assim, e nunca quebrou, into no chassi do C-14 (mais fina) e mesmo foi feito na D-10.

Hj com corte com plasma ou laser, é do levar gabarito que o pessoal corta certinho.

A original quebra por parafusos estarem muito perto um do outro, então a colocação de chapa irá criar uma aba de fixação, que irá reduzir em mais de 10 vezes a força.

Abraços

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PauloRS
MensagemEnviada: Sex Jan 26, 2007 12:39 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Kiko e Thales,

Entendo que há várias maneiras de se fazer uma mesma coisa mas o que limita é o que se tem disponível (m.o., conhecimento técnico, experiência, etc.).
Fiz pessoalmente tudo que pude baseado nas informações de vocês, como tirar os moldes, definir dimensões, desmontar 5 vezes a caixa, etc, o que já deu muito trabalho. A chapa de 39 cm de comprimento, p/ex.,foi cortada com oxicorte, ficou mais larga e teve que ser ajustada. Vi também que solda elétrica comum é temerária, depende da técnica do soldador e do eletrodo usado, por isso procurei alguém com experiência em chassis.
A despesa realmente foi grande, mais do dobro do que eu gostaria, sem contar o meu tempo gasto.
Fica a experiência, que gosto de compartilhar.

Obrigado a vocês e abcs

Paulo

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Marcelino Bedin
MensagemEnviada: Seg Jul 28, 2008 7:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 24 de Julho de 2007
Mensagens: 74
Localização: São Paulo, Capital

Colegas:

Minha Brasinca Andaluz 93/93 apresentou a quebra da longarina na fixação da direção hidráulica em janeiro de 2003. Foi colocado um reforço interno no mesmo formato da longarina, soldado com solda elétrica por um amigo mecânico que me garantiu ter feito o serviço em diversas camionetes, inclusive a dele, sem qualquer problema. Hoje, passados 125.000 km ainda está perfeita.

Em março de 2005 a longarina partiu na fixação do suporte do amortecedor traseiro esquerdo. Na ocasião o mesmo amigo fez a soldagem com solda convencional, sem reforço, e até hoje, já passados 80.000 km, a solda está uma perfeição, comparada com as de fábrica.

Logo, vejam que problema de longarina partida é mais comum do que parece. Problema mesmo é convencer um comprador ou um policial de que o veículo não é roubado, se a trinca surgir próximo do número do chassi e a solda ficar visível.

Marcelino.

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PauloRS
MensagemEnviada: Ter Jul 29, 2008 4:26 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
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Marcelino,

Interessante é que a sua é 93, e o que eu sabia é que as "modernas" eram mais reforçadas junto ao hidráulico e isso não acontecia mais.

Abs

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Paulo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Jul 29, 2008 5:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

São mais reorçadas sim, na minha aconteceu com D-10 73, (C-14) e com D-10 81.

O que provoca isto é forçar roda na guia ou esterçar pisando no freio.

Ou seja não é chassi que é fraco, sim que o motorista força sistema de mais.

O que pode provocar a quebra é os parafusos de fixação esterem soltos,

Abraços

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Lauton
MensagemEnviada: Dom Jul 05, 2009 3:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 31 de Mai de 2005
Mensagens: 23
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ALGUEM TEM ALGUMA OFICINA EM SP OU RIO DE JANEIRO QUE POSSAM RECOMENDAR PARA FAZER UM SERVIÇO DE REFORÇO DE CHASSI ??? DESDE Jà OBRIGADO.
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Blazer executive - 4x4
é velhinha mas é nossa...
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