Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 S10 saindo de frente (mais ainda). « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
JOTA
MensagemEnviada: Sex Dez 16, 2005 3:13 pm    Assunto: S10 saindo de frente (mais ainda). Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 58
Localização: Rio de Janeiro

Prezados.

Estou pedindo um help.

Trata-se da minha "amada" S10 que está com um comportamento instável (ainda mais) nas curvas (leves ou não). As vezes parece que a dianteira está saindo do chão (como se não tivesse peso - o que é absurdo em se tratatndo da distribuição de peso dela).
Notei uma pequena folga na direção, mas creio que não se justifica.

Detalhes:

Os pneus estavam ruins. Então, pensando que eles fossem os culpados, troquei-os. Na troca, durante o alinhamento, foram acusados problemas de caster e camber. O serviço foi feito mas continua o mesmo comportamento.
Ela está com cerca de 36.000Km (o ano é 2003, 4x4, cab.dup.). A frente dela não parece balançar mais do que ás outras que já vi. Digo isto porque pensei nos amortecedores, mas estes, geralmente, duram até os 40.000Km.
Ela já me deu dois sustos em curvas de aclíve, quase rodei. Em curvas a tendência dela está sendo de sair de frente ou tangenciiar a curva.

Algum dos colegas pode me dar alguma dica?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
Leo Barbosa
MensagemEnviada: Sáb Dez 17, 2005 2:20 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005
Mensagens: 110
Localização: Niterói - RJ

Bom Dia JOTA,

36.000 Km ?? Desgaste prematuro, não ? Como são as estradas que você trafega com a "amada" ???

Verifique também os rolamentos e se possível, faça um reaperto geral na suspensão.

Saudações,

_________________
Blazer Advantage 2005 GNV 21 m3 + DVD + Couro + XENON !!!
O sonho virou realidade -> AROS 19 !!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype
adalberto
MensagemEnviada: Sáb Dez 17, 2005 8:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7416
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Olá Jota !
A direção é hidraulica ? Voce verificou o nivel do oleo hidraulico ?
A folga que voce menciona ser pequena talvez aumente com o carro em movimento.

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Dez 17, 2005 11:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Picapes concentram a maior parte do peso em seu eixo dianteiro (quando sem carga). Como a maioria anda com com elas descarregadas, a tendência é sair de frente mesmo. Mas veja bem: isso depende de muitos fatores.

- Os pneus são novos. Ok. Mas qual o tipo deles? Se forem 50/50 on/off eles não terão um ótimo desempenho em estrada. Calibragem também pode afetar a estabilidade.
- Alinhamento: Se forem mal feitos não servem para nada. Mas se os pneus não estão com desgaste irregular e nem a direção "puxando" para algum lado, pode estar tudo OK!.
- Amortecedores: Como disse o Leo Barbosa, pode ter ocorrido um desgaste prematuro dos amortecedores. 36mil km pode parecer pouco mas depende da condução e da condição de onde se trafega com o veículo. Apesar da S10 apresentar uma certa oscilação como você descreveu, isso pode ser anormal. Teste eles: se ao passar em uma lombada a frente oscilar muito, pode ser que eles perderam carga.

Já verificou a barra estabilizadora? Ela ajuda a carroceria a não inclinar muito nas curvas. Mas é o tipo de componente da suspensão que não dá muito problemas.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
JOTA
MensagemEnviada: Dom Dez 18, 2005 5:48 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 58
Localização: Rio de Janeiro

Amigos, como diria Jacko estrpador; vamos por partes.

Os pneus são nvs, troquei-os logo que os problemas começaram. Por falta de opção optei pelos originais da picape (60/40).
Qdo do alinhamento foi acusados problemas de caster e camber. Estes foram feitos, em um local diferente dos instaladores dos pneus.
Em relação aos rolamentos, eles ñ apresentam "barulho" ou se notam folgas nas rodas. Há um conector (pino) do braço de direção (lado direito do motorista) com a borracha de graxa estourada, mas também não há folga nele.

Qto a folga na direção ela sempre existiu mas está algo maior. O interessante é que ela, em manobras mais rápidas, em curvas ou não, faz surgir a tendência de escapar como se o volante não a tivesse no pleno domínio.

Eu rodo 90% em estradas razoáveis (asfaltadas) e, ainada que e quando rode em estradas piores, sou mto cuidadoso com a picape.
Começo a desconfiar das molas e dos amortecedores, qua são ainda os osriginais. Os amortecedores ñ apresentam oscilações maiores do que o normal (no caso da S10 é "anormal" mesmo), as molas estão sem descasque, mas aí só um profissional a me dar um parecer.
Alguém aí vende banans de dinamite?
Pois estou com vontade de explodir esta josta! Rsss
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Dez 18, 2005 6:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

O alinhamento divergente (frente mais aberto) pode ocasionar descontrole, a direção fica com a senssibilidade alterada.

Não obedece pequenas correções e quando resolve obedecer vem de um vez, além de necessário.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
JOTA
MensagemEnviada: Dom Dez 18, 2005 8:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 58
Localização: Rio de Janeiro

Aí é que está Kiko.
Qdo eu fiz a cambagem e o caster nos dois locais onde fui analisar o problema (quis uam segunda analise) ambos disseram que as rodas estavam "positivas" além do permitido, além de estar mais a frente do eixo traseiro do que o normal.
Porém, sua indicação, quanto ao comportamento do carro, é esta mesmo.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
JOEL ALVES
MensagemEnviada: Qui Dez 29, 2005 9:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 4 de Janeiro de 2005
Mensagens: 29
Localização: RIO DE JANEIRO

E quanto ao desgaste prematuro dos amortecedores Question
_________________
[]´s
JOEL ALVES - RIO - RJ
S10 2007 CS 4X4 2.8 ELETRONIC &
ASTRA 2003 CD HATCH
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
JOTA
MensagemEnviada: Sex Dez 30, 2005 12:18 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 58
Localização: Rio de Janeiro

Pois é Joel, mas eu só acho crível esta hipótese se o uso fosse mais forçado ou se ela carregasse peso. E estas duas hipóteses não cabem para ela. De qualquer modo eu também acho que deva haver algo com os amortecedores.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
Leo Barbosa
MensagemEnviada: Sex Dez 30, 2005 12:25 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005
Mensagens: 110
Localização: Niterói - RJ

Defeito no lote de fabricação dos amortecedores... Pq não ?

Abraços, FELIZ 2006 !!

_________________
Blazer Advantage 2005 GNV 21 m3 + DVD + Couro + XENON !!!
O sonho virou realidade -> AROS 19 !!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype
Arnaldo Tomazetti
MensagemEnviada: Ter Jan 31, 2006 3:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 28 de Janeiro de 2006
Mensagens: 203
Localização: Atibaia - SP

Jota, a minha já deu esse problema e era o braço auxiliar de direção que estava com folga, principalmente esse, mas daí tinha uma folguinha no pivô, outra num terminal de direção...enfim...uma folguinha aqui, outra alí e acabava virando uma grande folga...hehe
Foi só trocar que ficou bom na hora, se bem que esses problemas aconteceram aos 70.000 km e a sua ainda está com metade disso...mas quem sabe...
Levante uma das rodas no macaco e forçe com as mãos pra direita e pra esquerda, veja se não tem folgas, coloque uma alavanca entre a bandeja e o pivô e forçe. Feito isso vc já vai ter um pré diagnóstico. Veja também se a frente dela não está muito alta, pra ela rodar legal no asfalto a frente tem que estar um pouco mais baixa que a traseira, certa vez eu levantei a frente da minha pra melhorar a performance nas trilhas de rally e ela ficou boa, não bateu mais em baixo, só que para asfalto ficou um desastre, tive que voltar atrás...isso é fácil de mexer, basta soltar uma porca da bieleta (da barra de torção) que fica sob o assoalho (dos dois lados por igual)
abs

_________________
Arnaldo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Lucianocl
MensagemEnviada: Dom Fev 05, 2006 12:49 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 29 de Janeiro de 2006
Mensagens: 20
Localização: São Paulo

Olá pessoal

Tenho uma Blazer, onde a suspenção é igual ao da S10, quando tive um problema parecido, foi necessário trocar as buchas da bandeja superior e pivo inferior.
Como o pessoal já falou, acho que vc deveria ajustar a altura do carro e pedir p/ verificar todo o conjunto de suspenção dianteira e direção ( Buchas, pivo, batentes, braço pitmam e braço auxiliar, e novamente verificar o alinhamento, pois se não me engano o alinhamento correto é positivo e muitas casas de alinhamento as deixam zeradas )

Espero ter ajudado.

Abraço a todos.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
JOTA
MensagemEnviada: Qua Fev 08, 2006 6:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 58
Localização: Rio de Janeiro

Olá amigos!
Refiz o alinhamento e o problema melhorou um pouco, mas ainda não o suficiente para eu sair festejando. De certo a S10 não é um primor de estabilidade, contudo, e ainda assim, ela estava melhor antes. Tenho minhas desconfianças nos amortecedores, aguardo uma espécie de consórcio que estav pra sair com o Wallace para os HDS, pretendo colocar os quatro.

Dando uma verificada embaixo constatei mais um pivot com o anel de contenção de borracha estourado. Ao meu modo de ver lamentável em um carro de uso criterioso e pouco mais de 38.000Km rodados. Mas não pude notar folgas, e quanto aos pivots (um no terminal de direção (lado motorista) e outro na parte de cima da bandeja, vou trocá-los mas tarde.
A altura dela está no nível das S10 (baixa), abaixá-la mais a fará lamber o chão. A altura da frente está mais baixa que a traseira, o que é normal.

Creio, que o problema se deveu - e se deve - aos amortecedores e ao alinhamento (o primeiro) feito de modo incorreto.
De qualquer maneira agradeço a todos pelas orientações e aporte.
JP Andrade
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB