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 Adaptação de Motor Diesel « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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tecnica
MensagemEnviada: Seg Mai 12, 2003 8:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
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Localização: São Paulo

Eduardo,

Na verdade vc vai precisar trocar a tampa do assoalho. Ela tem o número de peça 93211773. A tampa cobre precisamente essa posição da alavanca.

Dentro das modificações, acredito que esse seja um problema secundário...

Edu, não mexa no câmbio. Como o motor 4.07 tem rotação e torque em rotações semelhantes ao 4.1 gasosa, vc vai ter praticamente o mesmo resultado final. O câmbio em geral é bem escalonado, caso precise de alterações, mexa no diferencial, tem vários cj de coroa e pinhão que podem ser utilizados, é mais barato ( na simulaçao não houve necessidade).

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Alexandre Piza
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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Mai 13, 2003 4:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Obrigado Alexandre!

O câmbio M-20 até que é bom, mas só possui 4 marchas. Até hoje eu não entendo o porquê da GM demorar em lançar o modelo com 5° overdrive.
Eu acho que colocar um com 5 marchas teria um resultado bom, pois a 4° marcha sendo direta, acabaria resultando em uma velocidade final menor e em alta rotação. Bom, aí tem o lance com o diferencial.
Com a relação 3,90 original, o carro ficaria bom. Com a relação 4,10, o carro ficaria bem mais ágil, mas conseqüentemente em giros mais altos. Com 3,55 utilizados com o Maxion S4T, ou com 3,15 do Perkins Q20B, o carro ficaria meio lento, pois estes diferenciais foram escalonados para motores de baixa rotação. Tanto que pode ocorrer a diminuição da capacidade de superar rampas.

Aí fica o dilema: alongar para economizar ou encurtar para agilizar.
Acho que com a caixa de câmbio M-46 (que é a Eaton/Clark CL2215), com 3,90 de diferencial ficaria muito bom.
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tecnica
MensagemEnviada: Ter Mai 13, 2003 10:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Realmente a ZF com o diferencial 3,90 fica bom. Vc vai ter força para ultrapassagens e subidas ingremes em 4a. e desafogar o motor em 5a, com economia. Arrisco dizer que é a melhor opção mesmo.

A adaptação de motores é uma arte. A página de cálculo de marchas foi feita para dar uma força nessa hora.

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Alexandre Piza
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Visitante
MensagemEnviada: Seg Jun 02, 2003 7:42 pm    Assunto: Responder com Citação






Alê,

Realmente a troca do motor exige muita perícia. Já ouvi falar em alinhamento mal feito do motor, suporte de coxim mal feito e outros problemas...
Já fiz inúmeras simulações no site e percebi a importância desta grande idéia...

Em falar nisso pensei em outras opções de motorização... Não sei se farei algum dia, mas será que motores como Maxion HSD 2.5L, Power Stroke 2.8L TGV usados na Ranger, ou até o Cummins 3.9 usados nos primeiros F-250 ou até o MWM D-229 da F-1000 seriam boas opções para adaptação?

Já me indicaram até o Perkins Q20B turbinado (por ser original do modelo 91/91). Aliás, o Perkins turbinado anda bem??? E o S4 aspirado c/ turbo??? Sabe porque pergunto? Estes motores aspirados originalmente possuem uma taxa de compressão um pouco mais elevado que os originais turbo. A adaptação do turbo é tranqüila???
E quanto ao desempenho? Pois já li que motores aspirados c/ turbo ganham cerca de 10% de potência e torque, o que eu acho muito pouco. Um Maxion S4 de 90 cv ficará somente com 100cv sendo que o GM gasolina possui 124cv... Imagina então o Perkins, que só tem 87cv!
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tecnica
MensagemEnviada: Seg Jun 02, 2003 11:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
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Localização: São Paulo

Oi Edu,

Desde que bem feito, a instalação do turbo traz bom resultados. A taxa de compressão é menor porque é compensada com a pressão do turbo. O Uno turbo, por exemplo, tinha 8:1 de taxa, contra 9:1 do aspirado.

Então deve-se descomprimir um pouco na valvula de alívio para que a pressão interna no cilindro não seja excessiva. Tem calculo para isso.
O termo correto é PME (pressão máxima efetiva), calculado envolvendo a taxa de compressão, combustível usado e pressão atmosférica. As bielas são projetadas para atender esse valor, com tolerancia. Se a PME projetada para a biela for ultrapassada, vc pode ter a quebra da peça em ultimo caso, mas o comum é a deformação no pé, causando desgaste excessivo dos casquilhos. Como vc pode perceber são vários fatores que devem ser levados em consideração.

Mas turbo de fábrica é outra coisa..... outro nível ;-)

A questão é que a bomba injetora do aspirado não tem a valvula de compensação (LDA), então o débito de diesel fica inadequado. Se vc aumenta o débito, ganha potência em alta rotação, mas fica com excesso nas intermediárias, com queda de rendimento e a famosa fumaça preta. Se não mexer no débito, ou abrir muito pouco, em média fica bom mas em alta rotação não se notará um ganho significativo.

Em termos de montagem, a adaptação é tranquila, pq normalmente os aspirados tëm versao turbo original.

Mas no seu caso, que vai passar de gasosa pra diesel, é melhor vc pegar um motor moderno como os MWM Sprint, são leves, potentes e com baixo nível de emissões e vibração. Ou os PowerStroke 2.8.

O Q20B é um motor muito robusto, mas foi projetado para ser usado em tratores. Tem pouca potencia e baixo torque, e vibra bastante. Se quiser um original, fique com o S4T. É um motorzão (literalmente).

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Alexandre Piza
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