DICAS


Intercooler para S4T e S4T Plus

Por Kikuhiro Asada*

A Motivação

O interesse em instalar um intercooler na minha BONANZA, com Motor Maxion S4T-Plus, surgiu com os lançamentos dos veículos leves e médios com este equipamento, como, por exemplo, a F-1000 e Ranger com o 2.5HS, a 1ª F-250 com motor Cummins, e posteriormente com o motor MWM 6.07TCA, e caminhões médios, como os da Ford, VW e MB, além dos relatos técnicos de ganho de potência e torque, sem aumento de consumo, em torno de 15 a 20%. Isto foi fim dos anos 90.

A dificuldade estava em encontrar as peças, o próprio intercooler, as mangueiras e até mesmo as abraçadeiras, já que na época um intercooler da F-250 custava uns R$ 2.500,00, sob encomendar e sem previsão da data de entrega.

No início do ano 2000, encontrei numa loja de peças de caminhões um intercooler, um grandão do caminhão MB 1621, cod. 3865017201 (Behr), nova, que dimensionalmente atendia às necessidades para adaptação, e por um preço razoável. Daí começou o trabalho de instalação e adaptação, realizado na oficina Fernancar (11) 4727-2101.

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O posicionamento do radiador de ar ficou entre o condensador do ar-condicionado e o radiador original, havendo necessidade de se prolongar o suporte do radiador e encurtar o defletor, a fim de se criar um espaço para alojar o intercooler.

As caixas do intercooler tiveram que ser refeitas; no meu caso utilizei chapas de alumínio, mas o ideal é mandar fundir em alumínio - a fundição que faz as caixas para Behr (Arujá), fica em Jacareí (não lembro o nome da empresa), porém, várias metalúrgicas trabalham com fundição de alumínio. Dica: se for usar chapa, use 5 mm e evite fazer com cantos vivos, arredonde onde for é possível.

Para a confecção dos tubos, foram utilizados canos de escapamento de 2-1/2"; mas também é melhor utilizar tubos de alumínio, é mais leve, e polido, fica bem mais bonito.

Parte Motor:

Esta dica, na verdade, serve para qualquer motor turbo-diesel. Se motor for o S4T ou S4T-plus, deve-se trocar o adaptador de mangueira para a do S4 (Aspirado);

Turbina: devemos virar o caracol, a parte fria, para baixo;

Tubo prolongador na saída da turbina: o meu foi feito com um mangote em cotovelo com cano de ferro, mas o ideal é utilizar um tubo de alumínio com curva de 90º e encaixe interno na bocal de saída do caracol frio da turbina com vedação em "O" ring. Deve-se deixar fixo com uns dois pontos de fixação, até mais ou menos embaixo do alternador.
Obs.: Os diâmetro dos bocais de mangueira, deverão ser dimensionadas para coincidir com o diâmetro das mangueiras sanfonadas do Mercedinho (Ø 70 mm);

As abraçadeiras, utilize do tipo TUCHO da Suprens (as lojas trazem somente sob encomenda), caso achar tipo TUCHO com mola é melhor ainda. Suprens: http://www.suprens.com.br

A instalação foi concluída em Junho de 2000. Descontando o tempo de procura de peças, gastou uma semana e meia.

Impressões ao dirigir

O carro com motor S4T, já era bem melhor que os demais picapes que já tive, como D-10 (Perkins 4236-com Turbo) e D-20 (Perkins-Q20B-4236 com Turbo). Com o repotenciamento em 96 para motor S4T-plus, melhorou bastante, e agora com a instalação de um intercooler superdimensionado ficou como se fosse um bom carro de passeio.
É como se o carro tivesse "ganhado uma marcha", nas subidas onde anteriormente eu subia em 4ª agora subo em 5ª, onde subia em 3ª, agora em 4ª. Nas subidas longas de alta velocidade, como a de Igaratá (Rod. D. Pedro), sentido Campinas, antes para manter a velocidade de 120 km/h, tinha que ficar com pé no fundo, agora subo com bastante folga no acelerador. Também nas ultrapassagens em aclives, é só reduzir a marcha para 4ª e acelerar, ultrapassar e engatar a 5ª, o que antes não tinha muita eficiência devido a resposta do motor.
Por exemplo na viagem para Águas de Lindóia, fiz todo o percurso entre Bragança Paulista e Socorro em 5ª marcha, exceto nas ultrapassagens em subidas. Conclusão: O carro ficou ótimo, para um quarentão, que não procura velocidade, mas sim um carro com bom desempenho dentro dos limites. Detalhe: Não foi aumentado o débito da bomba injetora na instalação do intercooler, a não ser o reajuste da válvula LDA(*) feito para melhorar torque em baixas rotações.

A instalação do intercooler reduziu em muito a emissão de fumaça em regime de turbo ativo. Hoje, o debito está aumentado em mais ou menos 2 voltas no parafuso, está soltando um pouco de fumaça, mas nunca levei multa por emissão de fumaça, e enquanto a inspeção veicular não vem....

Obs.: Hoje existe opção de intercooler da F250 ou dos caminhões médios, mas acho que ainda não tem no mercado paralelo ou em oferta.

Existem empresas que dizem fazer a adaptação, mas eu ainda não vi como é feita.
Turbo Brasil (BH)
Tecnicape (SBC)

Para S-10 com Motor 2.5 HS, a International Engines vende Kit de intercooler.

As ilustrações abaixo dão uma idéia de como os tubos ficarão posicionados:

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* Kikuhiro Asada é engenheiro mecânico aposentado e trabalha atualmente como gerente de manutenção.

 
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